As férias já acabaram! – Parte 1, Ilha da Culatra

Bom, não sei como isto se deu, mas as férias de 3 meses da miudagem estão mesmo a acabar. Gostava de ser daquelas mães desejosas que a escola comece e que o despertador passe a tocar, mas não sou! Gosto muito da liberdade dos dias em que eles estão em casa sempre, mesmo que isso implique estarmos o tempo todo juntos.

As nossas férias de família propriamente ditas, dividiram-se em 2 períodos e meio, vá. 10 dias na ilha da Culatra, 8 dias em Vila Nova de Santo André e 4 dias em Água de Madeiros. Gostamos destas férias repartidas, e devo dizer que de todos estes períodos, Junho é sempre um mês essencial para nós. Esperar por Agosto para ter descanso fica demasiado longe, e Junho tem-nos sempre presenteado com bom tempo, óptimo mar e passeios maravilhosos.

Começando pela ilha da Culatra. Nós somos fãs incondicionais das ilhas do Algarve. Achamos mesmo que são o melhor do sul. Nunca se tinha proporcionado ir passar mais do que um dia à Culatra, mas este foi o ano. Se tivermos de comparar com a Armona, onde estivemos há 3 anos, a Culatra consegue ter igual – ou mais – beleza, mas com a capacidade de reunir três polos distintos na mesma ilha: Culatra, Farol, Hangares. São todas localidades da mesma ilha, embora exista a ideia que não. Percorremos a ilha de uma ponta à outra mais do que uma vez, visitámos o Farol, e deliciámo-nos com a paragem no tempo dos Hangares. Seguem fotos e pequenas explicações.

 Chegamos à ilha de barco, numa viagem que pode demorar entre 20 a 40 minutos, consoante as marés. O barco parte de Olhão e o nosso carro ficou em frente à polícia, tal como quando viajámos para a Armona. Levámos abastecimento para largos dias, a contar que os bens essenciais fossem tão caros como na Armona. Qual não é o meu espanto quando descubro que os dois mini-mercados não só tinham preços muito acessíveis, como até mais baratos. Só por isto, a Culatra tem muitos pontos a favor. Se forem para o lado do Farol, os preços já não são nada simpáticos, até porque é o lado mais turístico da ilha. Diria que a Culatra é dos pescadores e o Farol para os turistas. Nós gostamos de ser turistas, mas simpatizamos muito com a simplicidade dos pescadores, portanto acho que ficámos do lado certo!

 Hangares – durante a Primeira Guerra Mundial, o pequeno enclave na Ilha da Culatra-Farol foi um centro de aviação naval destinado à luta anti-submarinos.  Permanece com o arame farpado, sem electricidade e com alguns habitantes, a quem o dia parece durar bem mais que 24h.

A nossa praia de todos os dias estava sempre desafogada, e uma das grandes vantagens de termos filhos já um pouco mais crescidos é podermos praticar a total ausência de horários. Acabámos por passar grande parte do dia na praia, com as devidas protecções. Lemos livros, dormimos, os miúdos jogaram à bola, e mergulhámos muito, já que o mar parecia estar sempre à nossa espera.

Uma das grandes vantagens de uma ilha em pleno Junho, para quem quer descansar e desligar a mente, é o anonimato. Não ter de socializar, para nós que a vida é feita de estar com pessoas, é um grande descanso. Diria que é necessário, no geral, saber e desfrutar só da família. Andar descalços, sempre com as mesmas roupas, e sem preocupações, são as nossas férias preferidas. 
Ainda assim, tivemos visita de amigos por um dia, o que nos dá também prazer, mostrar aquilo que nos deslumbra a vista.

Visitámos o Farol no único dia em que está aberto ao público, quarta-feira à tarde. Muito bonito!

Na hora de ir embora, o barco teve uma avaria. Ficámos presos na ilha umas duas horas, não me recordo bem, até ser enviado um táxi marítimo de susbtituição. Durante esse tempo, alberguei a esperança de termos de ficar retidos mais uns dias, mas ainda não foi desta. Talvez para o ano!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.