Advento, dia 3.

O nosso Deus é alguém que faz promessas. Com uma enorme diferença das nossas: ele não falha nenhuma. Começamos o ano com resoluções que depressa são esquecidas, adiamos compromissos que julgávamos importantes. Mas Deus não se esquece ou esgota a sua bondade no seu plano perfeito. Podemos ver a quantidade de promessas de Deus descritas na Bíblia que já foram cumpridas. Cada uma no seu tempo.

Uma das promessas mais antigas e conhecidas na Bíblia é com Abraão. Deus promete-lhe ser pai de uma grande nação, em tempos em que se confirmava que a sua mulher, Sara, era estéril e ambos já eram bem velhos. Que tipo de promessa era esta? Uma daquelas que só Deus pode cumprir.

Eu olho para o cenário de Abraão e Sara e não me custa nada ver como era difícil acreditar. Como parecia que o tempo passava e nada daquilo que tinha sido prometido se iria cumprir. Então, tal como fazemos em tantas outras coisas, este casal decidiu dar uma ajudinha a Deus e gerar um filho com a criada. Embora Agar tivesse gerado um filho com Abraão, não foi da forma que Deus tinha planeado. Ainda assim, no meio de todos os contratempos com este filho e a sua mãe, Deus permanece gracioso, cuidando de todos. E, a seu tempo, Sara teve mesmo um filho. Deus cumpriu aquilo que disse que ia fazer porque Deus é fiel ao que diz. Deus não pode mentir e não há palavra que diga que não seja verdadeira.

Assim como Deus fez e manteve sua aliança com Abraão, ele prometeu tornar todas as coisas novas em Cristo (2 Coríntios 5:17). Jesus era a promessa final, cumprindo a lei e abrindo caminho para que todas as pessoas chegassem a ele. Aqueles que confiam em Jesus são agora filhos de Deus pela fé, herdeiros de Cristo.

As promessas de Deus foram verdade para Abraão e são verdade para nós. Que Deus nos ajude a descansar no seu plano, sabendo que o que promete, ele cumpre. No seu tempo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.