Advento, dia 4.

Uma história da Bíblia que sempre me fascinou é a da rainha Ester. Enquanto menina, imaginava o que era estar na pele desta adolescente, colocada numa espécie de concurso de beleza, no meio de outras mulheres, longe da família e do lugar onde pertencia. Sempre me espantou a determinação humilde, a confiança em Deus, e a ousadia.
Ah, a ousadia. Imaginar Ester decidir ir até à presença do rei sem ser convidada, a um lugar onde não era necessariamente bem-vinda. Imaginava-a a entrar numa sala sumptuosa, cheia de luxo, comida e homens, e Ester a ser recebida e a tomar a palavra, mudando todo o rumo de um povo.

Ester, tal como toda a narrativa da Bíblia, tem um lugar determinante para iluminar o que Jesus viria a fazer mais tarde. Muitos anos antes de o filho de Deus chegar, Ester mostrava como o sacrifício e a coragem de alguém podem salvar milhões de pessoas.

Ester desistiu da sua vida por um palácio que não era a sua casa. 
Jesus desistiu do céu por um lugar imperfeito. 
Ester arriscou a sua vida para salvar o povo de morrer. 
Jesus deu a vida para nos salvar da morte eterna. 

Ester não foi até à presença do rei pelas suas próprias forças. Ela enviou o recado a todo o povo de Susã para jejuar e orar. Imaginem a alegria deste povo, em risco de ser exterminado, saber que a coragem desta mulher, os salvou. Não podemos ter menos alegria sabendo da coragem e humildade da vinda de Jesus à Terra por nossa causa. Jesus aceitou vir em forma de bebé, ser cuidado por uma família imperfeita, e crescer no nosso meio. Assim, ele resgatava-nos da morte eterna. Preciosa vida, esta!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.