Advento, dia 5.

Eu tendo a ser apressada a andar. Quando saio do carro, dirijo-me rapidamente em direcção ao prédio; quando caminhamos em passeio, rapidamente centro a minha atenção no que vi à frente. O meu marido, por sua vez, tende a ser mais lento e a demorar-se mais. Então, nestes anos todos juntos, tivemos de acertar o passo nos nossos passeios. Há outras alturas, porém, em que ele tem um objectivo de chegar a algum lugar e começa a chamar-me se me demoro. Precisamos sempre encontrar um meio termo, dependendo das ocasiões.
Quase a acabar as três cartas de João, leio sobre caminhar em amor. Não é correr ou apressar, mas caminhar. Andar em amor, alertando para aqueles que tendem a caminhar sozinhos sem seguirem os ensinamentos de Cristo. É fácil eu seguir à frente no meu caminho e esquecer-me que alguém não acompanhou o meu passo, nisto de sermos discípulos e de caminharmos juntos. Também pode acontecer, em outras alturas, ficar para trás na caminhada. Ora me deslumbrei com outras coisas no caminho e fiquei preguiçosa para me focar nas instruções bíblicas.

A correria dos dias distrai-me facilmente do que verdadeiramente importa, porque nem sempre é palpável. João não fala em correr, fala em caminhar.

Andem em amor. Acertem o vosso passo com aquele que é o próprio amor, que pode mostrar o caminho, e com quem podem desfrutar de uma boa caminhada e liderança. Caminhem com outros no mesmo processo. Apoiem-se. Amem-se.

Jesus esperou por nós, desacelerou o seu passo para ir ao encontro do nosso, para nos ensinar caminhar em direção ao alvo.

No fim, talvez possamos dizer:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.
– 2 Timóteo 4: 7

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.