Advento, dia 7.

2018 tem sido o ano de estudar mais as bem-aventuranças. Sei-as de cor, e em teoria, gosto muito de as saber. É fácil ficar deslumbrada com a forma com Jesus vira de pernas para o ar os conceitos de quem entra no seu Reino. O pior, depois da teoria, é ver onde é que eu fico mesmo no meio disso tudo.

Bem-aventurados os pobres de espírito.
Na prática, acho que nunca devo depender de outros para suprir as minhas necessidades e que devo manter a minha independência.

Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça.
Se calhar tenho mais fome e sede de aceitação dos outros do que de real justiça.

Bem-aventurados os pacificadores.
Será que quero mesmo aceitar não ter sempre a razão em argumentos que defendo?

Bem-aventurados são aqueles que são perseguidos por causa da justiça.
Será que estou disposta a abdicar do meu conforto e assumir publicamente consequências?

Quando penso mais a fundo e avalio as motivações do meu coração, descubro muitas das vezes o que realmente me faz caminhar no dia-a-dia. Tendo a defender-me e a querer ter uma boa reputação, calando-me tantas vezes para não ter trabalho.

Jesus veio a este mundo de uma maneira inesperada. Ele não tinha uma coroa nem trono. Ele curou e fez milagres, à vista dos que o julgavam. Ele manteve-se na verdade mesmo quando foi abandonado por todos. Ele morreu na cruz, sendo alvo de troça dos que assistiam.
Jesus virou tudo de pernas para o ar – a maneira como achávamos que o rei viria e a maneira como achávamos que poderíamos caminhar com ele.

Queremos ser grandes heróis da fé, pessoas que mais tarde fiquem bem recordadas na história. Mas aquilo que ele nos pede é para darmos o peito às balas e cuidar dos feridos. Humildemente “alegrai-vos e regozijai-vos porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mateus 5:12).

Podemos nunca receber reconhecimento dos outros pelo nosso trabalho, mas já recebemos a maior recompensa de todos: a vida eterna por causa de Cristo Jesus nosso Senhor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.