Advento, dia 10

Faz-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti confio; 
faz-me saber o caminho que devo seguir, 
porque a ti levanto a minha alma. 
– Salmos 143:8 –

Os momentos de decisão podem ser muito angustiantes. Queremos tomar a decisão certa e responsável, sem mais tarde ter de sofrer consequências negativas. Muitas vezes somos levados a acreditar que existe apenas uma decisão certa diante de nós. Quando o caminho parece enevoado, como acontece muito, o medo de tomarmos a decisão errada pode paralisar-nos . Mas David escreveu este salmo que me consola muito. Tenho de levar a Deus os meus medos, as  minhas ânsias, confiar as incertezas do meu coração e identificar o que está por detrás de cada medo ou desejo.

Para quem olho ou quem quem falo quando preciso de conselho? Para Deus. Recordo-me do seu amor, da sua imutabilidade, dos braços seguros do Pai que me abraçam. Este é o único lugar certo onde posso ficar e que não falha.

Por isso, em momentos de incerteza e em que uma decisão se avizinha, penso: quais são os medos que me bloqueiam? Que pensamentos constantes me vêm à mente? Quais são as ideias que mais assaltam o meu coração? Quando a coisa fica muito baralhada, levanto a minha alma e contemplo o meu Criador, que é o meu Pai, o meu Salvador, o meu maior amigo. Ele é a verdadeira bússola que me guia, a quem devo servir, amar e obedecer. Quando isto norteia a minha vida, dou passos confiantes. Cada um no seu tempo, mesmo nem sempre com a certeza de qual será o próximo, mas sabendo que Deus já tratou de tudo e vai estar sempre ao meu lado.

Recordo o Senhor Jesus no momento de decidir obedecer ao Pai, no momento mais angustiante de todos da história da humanidade, que foi entregar a própria vida no nosso lugar. Jesus tomou a decisão de obedecer num grande sofrimento, o que me mostra que é possível ter medo e ser obediente, é possível não ter grande paz e seguir em frente, é possível estar profundamente triste mas confiante no plano de Deus.

Quando me lembro da vinda perfeita de Jesus, lembro todas as decisões que tenho pela frente e a forma como escolho enfrentar as minhas emoções e os meus medos. Preciso confiar no meu Senhor.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.