Sempre que chega a esta altura da Páscoa (ou do Natal), sou contactada por pessoas que vêem as minhas fotografias, e se questionam o que é isto que fazemos, com uma vela acesa e uma espiral.
Para começar, a ideia não é minha e este objecto foi comprado há 9 anos a uma família do Canadá.
Nessa altura, achámos que ter uma peça de madeira bonita ajudava a fixar a atenção dos nossos filhos, que acendem a vela em dias alternados, e contam os buraquinhos que faltam para chegarmos à data final. O que acende a vela é o mesmo que a apaga (e não vale ser outro, senão alguém fica chateado – o mundo dos irmãos no seu melhor!)
Portanto, este adereço é só um acrescento a um momento habitual na nossa casa: tirarmos tempo para adorar o nosso Salvador Jesus – ele merece todo o nosso louvor, sempre. A isto costumamos chamar de culto doméstico, que acontece todos os dias do ano (à excepção do domingo, cujo culto se comemora em Igreja).
COMO É QUE ISTO ACONTECE?
Seguimos uma ordem, que é a nossa ordem. Pode servir de ideia para outros, mas cada família deve decidir o que deseja fazer, tendo em conta que o fazemos não por nossa causa, mas porque queremos honrar o nosso Deus (e ensinar aos nossos filhos a importância de o fazermos). Já passámos por diversas fases de crescimento dos filhos, e diferentes períodos e duração. Nunca deixámos de o fazer, mesmo no meio de dias caóticos, porque é uma prioridade. Não é fácil, mas Deus tem sido bom e tem-nos mostrado que vale muito a pena fazer o esforço. Ele agrada-se do nosso louvor no meio da nossa imperfeição
QUAL A ORDEM?
Geralmente, recitamos alguns versículos que decorámos em conjunto, perguntas e respostas do Catecismo Nova Cidade que também decorámos todos juntos (em 2013, eles eram bem mais pequeninos, demorou um ano a conseguir!), cantamos músicas, lemos uma passagem bíblica, partilhamos motivos de gratidão e intercessão, vemos notícias da Igreja perseguida e oramos. Pode durar dez minutos, pode durar mais. Depende dos dias.
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O CULTO DOMÉSTICO E ESTA CONTAGEM?
Na forma de o fazermos, nenhuma. Temos a vela para acender, nada mais. Nós, os pais, podemos escolher leituras mais intencionais para este período, tal como fazemos no Advento.
A nossa leitura preferida, desde há muitos anos, é o livro Jesus Storybook Bible. Se não têm a tradução em português e desejam, enviem mail para anarutecavaco@gmail.com .
Há outros planos diversos que podem seguir, individualmente. Eu, pessoalmente, apesar de ter este momento em família, escolho fazer um plano individual além disto, e este ano seguirei este plano do qual participei (que neste caso não são 40 dias, mas são 35, começa próximo domingo).
QUAL A CONTAGEM?
Seguimos a tradicional contagem dos 40 dias (que não contempla domingos) que se inicia na quarta-feira de cinzas e termina com a sexta-feira santa.
Espero ter ajudado. Se querem ver o nosso historial nesta matéria, cliquem na etiqueta Páscoa, aqui. Encontrarão muitos cultos domésticos passados e algumas leituras também.