Providência divina escancarada

Embarcámos para os Estados Unidos sem ter ainda uma casa onde ficar aqui no Mississippi. Encontrar uma casa mobilada com os utensílios mínimos para uma vida temporária aqui revelou-se uma tarefa hercúlea, muito longe de qualquer orçamento que tenhamos conseguido fazer e concretizar.
Saberíamos que o quarto extra em casa do meu irmão seria o plano de chegada, mas 4 meses e meio planeados para descanso e novas rotinas não se vivem em modo de 11 pessoas num T3.

Passámos os dias em Nova Iorque na expectativa de notícias acerca disso, mas ao mesmo tempo já com um descanso de que, se estávamos em Nova Iorque, Deus já tinha feito enormes milagres na nossa conta bancária. O período entre o início de Maio (data pública deste sabático) e a nossa partida em final de Julho, foi de consultas diárias ao nosso extracto, dias seguidos de vazio e de dúvida de como isto iria acontecer, seguidos de dias de surpresa de generosidade de tantos- sermos constantemente surpreendidos por nomes e valores, e um sentimento de pequenez e de carinho.

Bom, têm sido tempos de descansar em Deus numa escala que nunca conhecemos. Dois dias antes de sairmos de Nova Iorque, uma novidade: talvez houvesse uma casa temporária onde ficar, até arranjarmos uma para alugar. Foi assim que conhecemos o Mr. Lars e a Miss Bernice (é assim que se tratam as pessoas mais velhas por aqui, e é assim que os tratamos. A Miss Bernice é casada com o Mr Lars e bem sei que deveria ser a Mrs Johnson, mas não me perguntem por que é que é assim, mas é e já nos habituámos).

O Mr. Lars estava prestes a fazer um cruzeiro, a começar em Lisboa, passando pelos Açores, e decidiu googlar (isso mesmo, foi ao Google!): “Lisboa Jackson Mississippi”, e adivinhem onde foi dar? Ao site da Igreja do meu irmão, ao nome dele. Enviou-lhe um mail a explicar acerca da viagem e a perguntar se seria possível um café para ter mais dicas do que visitar e de onde pernoitar antes de o cruzeiro começar. O meu irmão encontrou-se com ele, contou que eu estaria a viajar para aqui e que talvez a minha casa estivesse disponível para ele, que iria verificar. No fim da conversa, disse-lhe que se ele soubesse de algo para alugar, que nós estávamos à procura.

 No dia seguinte a este encontro, o Mr. Lars ligou a dizer que tinha uma casa que nos poderia emprestar durante o mês de Agosto. Foi assim que viemos dar a esta casa no Lake Cavalier, uma casa com uma história longa e até comovente. Foi aqui que o Mr. Lars educou sozinho os filhos e foi aqui que viveu até voltar a casar – há 15 anos – com a Miss Bernice, uma viúva da igreja dele, que vivia do outro lado do lago, e que é onde ele vive agora.

Esta casa não é habitada regularmente, mas é usada como refúgio para o Mr. Lars (é aqui que ele tem tudo o que acumulou nestes anos todos, é para aqui que vem com os netos, etc.), portanto a cedência deste espaço para nós é de uma enorme generosidade, já que estamos a habitar um sítio precioso e com muito significado.

Por fim, este casal foi fazer o cruzeiro! Ficou na nossa casa em Oeiras na companhia do nosso amigo a quem emprestámos a nossa casa na nossa ausência – e que consta que foi um excelente anfitrião! Estiveram na nossa casa, na nossa varanda a apreciar a vista da nossa frutaria, café e talho, visitaram a nossa Igreja na Lapa e estão de regresso.

Estamos de saída desta casa apenas porque é demasiado longe daquilo que desejávamos para a nossa rotina dos dias perto da família do meu irmão (estamos a uma hora de distância).

A pequena cabana de madeira que vamos alugar não tem uma história muito diferente desta, mas isso fica para outro dia. A história da nossa amizade e gratidão com o casal Johnson precisava de um registo à altura, e se eu sempre soube que Deus é soberano e coordena tudo, eu nunca tinha experimentado isto de forma tão extraordinária nesta área. A minha perspectiva de planos e organização mudou, nunca mais será a mesma.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.