Liberdade para ficar calado

Nestes dois meses e meio aqui, uma das características que mais me impressiona e admiro nesta forma de viver é a liberdade para se ser aquilo que se quiser.

Na nossa igreja deste lado, cuja realidade pode ser bastante estreita em termos de doutrina (a igreja tem características reformadas bem específicas e com a quantidade de igrejas que existem por metro quadrado, quem pertence é porque se identifica mesmo com a declaração de fé) há realidades que convivem pacificamente de uma forma que nunca vi antes. Desde as famílias impecáveis com filhas de laçarote na cabeça e tudo a brilhar, às famílias mais descontraídas; aos miúdos com casas impecáveis e super mães organizadas, às mães freestyle; desde os que tomam mil e um suplementos aos que não vacinam os filhos, há de tudo. E estas realidades coexistem porque a noção de liberdade é algo diferente. Aqui, tenho visto crianças que no imaginário português estariam mesmo desajustadas socialmente, ou não se encaixariam nos padrões de normalidade. A liberdade é um valor importante e o julgamento não sai tão pronto (ou simplesmente, não sai) como no nosso canto ibérico. Tenho experimentado isso comigo também: saio à rua como me apetece e em momento algum senti alguém olhar para minha pele como sinto no meu país (ainda menos perguntar, óbvio!)

Claro que há aspectos negativos desta liberdade, mas sinceramente nesta área das opiniões teríamos muito a ganhar em julgar menos com os nossos lábios e pensar mais nos rótulos que queremos colocar nos outros e em nós próprios. Vou começar por mim, no regresso.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.