É sexta-feira, chove muito e o homeschooling é aquilo que cada família define.

Os vídeos abaixo não são de hoje, mas hoje está assim. Chego a sexta-feira com o sentimento de alívio de termos concretizado mais uma semana. Organizo os quadros com os objectivos atingidos e marco os não atingidos. No geral, os miúdos estão adiantados na matéria, mas precisam de motivação constante na permanência de cada alvo.

Depois de algumas conversas sobre o homeschooling, desisti de seguir algumas contas de instagram de pessoas que tinha como referência nas redes sociais. Não só não me fazia bem como não coincidem minimamente com a  realidade que vejo na prática aqui.

Aceitarmos a nossa realidade é meio caminho andado para a aceitarmos e melhorarmos, em vez de andarmos a inspirar-nos em planos que nunca iremos conseguir atingir. Sei que não sou a mãe mais criativa do mundo, e não há problema nenhum com isso. Sou a mãe que Deus me ajuda a ser, e tenho estes filhos porque ele entendeu. Nunca serei suficiente, e será nessa insuficiência que eles perceberão que Deus é quem nos capacita, não as nossas aspirações.

 Ao mesmo tempo, na semana passada falava com uma das mães da igreja, com 5 filhos com idades entre os 9 anos e os 5 meses. Todos em casa, dois deles em idade escolar. Ela, ao invés de me parecer apressada para que os filhos cresçam e ganhem autonomia, expressou o contrário: “Enquanto eles só brincam e desarrumam a casa não há obrigações”, o que me demonstrou o que é viver o dia-a-dia sem pressas, aproveitando cada instante. Tantas vezes vivemos a querer acelerar o relógio, achando que é aí que encontramos alívio. E não é. Cada momento é um momento com os seus desafios, e é preciso enfrentá-lo sem urgências, confiando em Deus.

Foi uma boa semana.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.