Lições da garça no Lake Cavalier

Acordávamos pela manhã, por mais cedo que fosse, e aí estava ela: parada, quase estátua, a contemplar o lado direito do lago. Ali ficava incansável, como que certificando o cenário paradisíaco ao nosso redor, com uma condição: uma boa margem de distância. De todas as vezes que abri com cuidado a porta de vidro para a fotografar – numa tentativa de a registar para nunca mais me esquecer – e caminhava lentamente pelo relvado, havia ali um momento que por mais silencioso que fosse, eu já me tinha feito anunciar, e ela saía, como que dizendo: passaste os limites.

É da garça que me lembro agora, sempre que nestes novos dias cheios de caras que amo e dos sítios de que tinha saudades, dou comigo ainda a descobrir um novo ritmo. E dou comigo ainda sem saber me situar porque ainda não descobri os meus novos limites por aqui. Nos momentos de cabeça confusa e meio cansada desta agenda social, vejo a garça a voar e a dizer: não podes. Sinto-me uma pessoa a regressar a tudo o que conhece e ama mas com uma incapacidade para me inserir da mesma forma. Deve ser isto que se chama transformação, mudança, maturidade, talvez. Digo-o sem arrogância ou superioridade, porque isto nada mais é do que trabalho do Espírito, que me alerta: atenção! Tu vais viver de forma diferente. Tu não te podes permitir a mesma correria sem paragens. A tua cabeça precisa de mais contemplação.

Recordo a garça, que na sua quietude e postura, se mantinha como nossa companhia, mas sem a pretensão de algo mais. Ela sabia os seus limites, conhecia o seu espaço, e voltava todos os dias. Mesmo quando não tinha permanecido tanto tempo por causa das minhas imposições. Cada novo dia é uma nova oportunidade de recomeçar, e essa é a maior esperança de todas: podemos mudar, tentar, até acertar.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.