Estado da perseguição pelo mundo

Saiu, na semana passada, o mapa actualizado dos 50 países com maior índice de perseguição. São apenas os 50 mais perigosos, que se dividem entre perseguição alta a amarelo, perseguição severa a laranja claro, e perseguição extrema a laranja escuro. Ao retirarmos o mapa do ano anterior da parede da nossa cozinha, não levámos muito tempo a perceber que este mapa está cada vez menos amarelo e cada vez mais laranja.
A perseguição aos cristãos pelo mundo só aumenta, e mesmo as áreas que vemos a cinzento no mapa, não são necessariamente sítios onde seja absolutamente tranquilo assumir convicções. Porque nos encontramos numa zona cinzenta, descansar não é um verbo que nos deve assistir. Somos responsáveis por lembrar esta realidade, como lemos na carta aos Hebreus: “Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se vocês mesmos estivessem sendo maltratados.”
Orar, contribuir, acompanhar. É uma obrigação que devemos levar com responsabilidade, lembrando que um dia podemos ser nós.

Notícias diárias da igreja perseguida em PortasAbertas e também Voz dos mártires

Se desejarem ter um calendário com motivos diários da igreja perseguida, peçam-no aqui para receber em papel, tendo também a hipótese de download de pdf.